terça-feira, 25 de outubro de 2016

Texto Reflexivo

 

Discussão sobre a Abordagem BNCC - Outubro/2016

  

Professoras Envolvidas: 

  • Ludmila Louzada 

  • Janaína Calenzani

  • Fernanda Calenzani

  • Adélia Pires

  • Angela Martins


    Com base nos estudos que foram realizados no 1º e 2º encontro da Formação Continuada de Língua Portuguesa que abordaram os seguintes temas: conceito, filosofia, formação e organização das unidades de conhecimento de bases por área voltada as disciplinas, retrataram a análise do processo do BNCC, de acordo com um vídeo o qual possuía uma ideia de estabelecer um único currículo para o nosso país (Brasil). Onde cada direcionamento existente visava estabelecer os conteúdos que os alunos devem estudar para norteá – los.
    Sabemos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa sistematizar o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Trata-se de uma espécie de lista com os objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de sua formação nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Longe de ser um currículo totalmente fixo, a Base Nacional é uma ferramenta que visa orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma.
    Apesar de ter sido colocada em prática apenas recentemente, a ideia de uma base curricular comum às escolas de todo o Brasil já existe desde a promulgação da Constituição de 1988, cujo artigo 210 prevê a criação de uma grade de conteúdos fixos a serem estudados no ensino fundamental.
    Cabe ressaltar que não deve em hipótese alguma ser fechado; devemos considerar as diversidades de cada realidade dia após dia.
    Embora tenham o objetivo final de regulamentar o ensino em todo o país e, assim, eliminar as desigualdades existentes entre diferentes regiões do território nacional, garantindo o direito a uma educação de qualidade a todos, os Parâmetros Curriculares Nacionais não eram tão detalhados ou tampouco tão objetivos quanto almeja ser a BNCC.
    Assim o desenvolvimento dos estudantes ao longo de sua vida acadêmica sinalizando os percursos da aprendizagem com uma estratégia do Plano Nacional de Educação, que visa desenvolver tecnologias pedagógicas que combinem, de maneira articulada, a organização do tempo e das atividades didáticas entre a escola e o ambiente comunitário, considerando as especificidades da educação como um todo.


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