Com base nos estudos que foram
realizados no 1º e 2º encontro da Formação Continuada de Língua Portuguesa que
abordaram os seguintes temas: conceito, filosofia, formação e organização das
unidades de conhecimento de bases por área voltada as disciplinas, retrataram a
análise do processo do BNCC, de acordo com um vídeo o qual possuía uma ideia de
estabelecer um único currículo para o nosso país (Brasil). Onde cada
direcionamento existente visava estabelecer os conteúdos que os alunos devem
estudar para norteá – los.
Sabemos que a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) é um documento que visa sistematizar o que é ensinado
nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica,
desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Trata-se de uma espécie
de lista com os objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de sua
formação nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências
Humanas. Longe de ser um currículo totalmente fixo, a Base Nacional é uma
ferramenta que visa orientar a elaboração do currículo específico de cada
escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e
regionais de cada uma.
Apesar de ter sido colocada em
prática apenas recentemente, a ideia de uma base curricular comum às escolas de
todo o Brasil já existe desde a promulgação da Constituição de 1988, cujo
artigo 210 prevê a criação de uma grade de conteúdos fixos a serem estudados no
ensino fundamental.
Cabe ressaltar que não deve em
hipótese alguma ser fechado; devemos considerar as diversidades de cada
realidade dia após dia.
Embora tenham o objetivo final
de regulamentar o ensino em todo o país e, assim, eliminar as desigualdades
existentes entre diferentes regiões do território nacional, garantindo o
direito a uma educação de qualidade a todos, os Parâmetros Curriculares
Nacionais não eram tão detalhados ou tampouco tão objetivos quanto almeja ser a
BNCC.
Assim o desenvolvimento dos
estudantes ao longo de sua vida acadêmica sinalizando os percursos da
aprendizagem com uma estratégia do Plano Nacional de Educação, que visa desenvolver
tecnologias pedagógicas que combinem, de maneira articulada, a organização do
tempo e das atividades didáticas entre a escola e o ambiente comunitário,
considerando as especificidades da educação como um todo.
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