segunda-feira, 9 de maio de 2016

RELATÓRIO DO 3° ENCONTRO DO CURSO DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO

CURSISTAS: JUSSIMARA, ANTÔNIO CARLOS, MAURA CONTAIFFER, ALESSANDRA, ALEXSANDRO, CARLOS ALBERTO E MÁRIO.

No primeiro momento foi discutido o vídeo sobre o BNC exibido nas escolas José de Vargas Scherrer e Céu Azul.
O professor Antônio Carlos leu o relatório da escola José de Vargas Scherrer, onde os professores expõem suas opiniões acerca da reforma da base curricular.

Logo após o professor Mário salienta que toda a base terá mudanças, exemplificando que o aluno poderá escolher quais as disciplinas que ele vai querer estudar no ensino médio.

A professora Jussimara exemplificou a escola da ponte em Portugal e ressaltou que a ideia fomentada é de grande relevância: dá ao aluno o que ele quer aprender. Porém, sabe-se que na prática as políticas não se efetivam como deveriam. Quando o aluno chega a prestar  vestibular para entrar na faculdade ou até mesmo na prova do ENEM, lhe são cobrado todos os conteúdos.

O professor Alexsandro levantou a questão: Será que a base nacional que temos hoje tem sido cumprida de forma efetiva pelos professores ? Pois, vimos uma mazela de alunos que chegam ao município de Piúma com conteúdos diferentes , e isso dificulta ainda mais o processo de aprendizagem do mesmo.

A professora Maura salientou sobre a importância do comprometimento do professor, sendo esse a ferramenta indispensável para a mudança que necessitamos dentro das escolas. A base curricular mudando, cabe ao professor tentar fazer a diferença, transformando o pequeno espaço em que trabalha.

Antônio Carlos falou sobre sua forma docente e metodológica de avaliar o aluno. Tendo discrepância na aplicabilidade de prova para o mesmo. E falou da necessidade de se passar um trabalho (que seria uma forma de avaliar o aluno) que faça com que ele pesquise e que possamos usar a tecnologia ao nosso favor, trabalhando essa questão em parceria com a família.

Carlos Alberto  explanou sobre o mundo capitalista que hoje vivemos, e que pouco se importa com a educação. Um capitalismo que quer deixar as pessoas alienadas, incapazes de pensar. O capitalismo, para ele, emerge nesse mundo pós-moderno privilegiando seus interesses próprios e que faz com que o ser humano seja apenas uma “marionete” nas mãos dos grandes poderes.

Sobre a reforma da Base Curricular em História, o professor Antônio Carlos aborda a importância de se contemplar na nova proposta o patriotismo, que no decorrer dos anos, foram perdidos. Abordagem também no currículo dos heróis da “mazela”, os menos favorecidos, que lutaram e fizeram a revolução em nosso país sem ao menos serem citados nos documentos históricos. Os chamados movimentos nativistas que constituíram-se em revoltas isoladas ocorridas no Brasil.

Vimos o vídeo da professora Denize Mezadre sobre o regimento interno municipal e seus contextos, como um movimento de construção na relação conjunta nas escolas e suas possíveis modificações.

Vídeo: A IMPORTANCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARA A ESCOLA fala sobre a importância do envolvimento do gestor para com as propostas maiores da escola. O gestor democrático foca também no aluno, ouvindo-o, envolvendo-o em todos os âmbitos escolares, criando um aprendizado novo na escola, sendo o gestor o que mais acredite nessa possibilidade.

* Envolver-se
* Ter uma equipe que “abrace” as ideias
* Ser mais estratégico e menos mediatista
* Ações que envolvam o corpo docente e principalmente o corpo discente.

Os professores presentes fizeram uma explanação sobre a importância do envolvimento dos alunos com participação ativa em vários âmbitos escolares através do grêmio estudantil e quiçá em movimentos a níveis municipais, em uma construção democrática do pequeno para o grande

- Leitura do Regimento Interno.

As considerações serão debatidas no encontro 04.

domingo, 1 de maio de 2016

Olá! Boa Noite!

A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro  os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos.
A Base será mais uma ferramenta que vai ajudar a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, espalhadas de Norte a Sul, públicas ou particulares.
Com a BNC, ficará claro para todo mundo quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas Áreas de Conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas.
Fonte: MEC- Ministério da Educação
Vídeo da discussão feita na escola José de Vargas Scherrer no Município de Piúma, acerca da nova Base Nacional Curricular, um caso a ser pensado para "ontem".